Total de visitas: 11264

Jean Ragnotti

Jean Ragnotti

Jean Ragnotti

Jean Ragnotti nasceu em frança em 1945 e, para mim, é um dos melhores pilotos de rali de todos os tempos. Foi piloto oficial da Renault, onde ficou conhecido aos comandos do Renault 5 Turbo, onde se conseguiu impor, no grupo B,  com um carro de tracção traseira, perante os poderosos Audi Quattro, o que prova que se tivesse equipamento mais evoluido poderia ter tido muito triunfos. Nas provas de asfalto era quase imbatível. Para além de o Renault 5 Turbo e Maxi Turbo conduziu muitos outros carros, nomeadamente renault 8 Gordini, Renault 12 Gordini, Renault 11 turbo, Renault Clio Maxi, Renault Megane Maxi, Opel kadett, Opel Ascona  

É um piloto que para além de fazer bons tempos queria dar espectáculo. 

 

 

Começou a sua carreira aos comenandos de um Renault R8, no Rallye du Pétrole, onde terminou na terceira posição da geral e primeira do Gr 23.

Mais tarde, em pleno auge do grupo B, levou o seu Renault 5 turbo ao sucesso com 3 vitórias, Rali de Monte Carlo (1981),  e Tour de Corse (1982, 1985). 

Para além dos ralis participou em muitas outras corridas de automóveis como por exemplo nas 24 horas de Le Mans com um Renault Alpine A442 Turbo e no Rali Dakar aos comandos de um range rover.

Ragnotti no seu Renault 5 Turbo

 Apesar de se ter popularizado aos comandos do renault 5 Turbo, para mim, o maior espectáculo foi quando conduzia o Clio Maxi no qual fazia curvas como ninguém. Ragnotti era dotado de uma agressividade fora do comum só comparável à de  Vatanen. Para compensar as saídas de frente neste carro de tracção dianteira dominava técnica do drift onde as sobreviragens eram frequentes e onde usava o travão de mão com um domínio perfeito, fazendo parecer este Clio Maxi um carro de tracção traseira

 

Em 1996 encerra a sua carreira como piloto de ralis nao pela sua idade mas porque, segundo ele, os carros actuais estão menos divertidos.

 

 

Ragnotti Renault 5 turbo

 

Ragnotti Renault 12 Gordini

 

Ragnotti Renault Alpine A310 1800

 

Algum do seu vasto palmarés:

        Ao longo da sua carreira contam-se um número gigantesco de pódios e de primeiras posiçoes quer da classe onde corria, quer da geral. O primeiro triunfo dele foi a 3ª posição da geral do Rally Istre e primeiro lugar no grupo 2 aos comandos de um Renault 8 Gordini Grupo 2.

       Os seus secessos vão muito para além dos ralis, conseguiu pódios desde provas todo terreno a corridas de circuitos, passando por rampas, nas mais variadas maquinas (diversos Renaults, Opel kadett/Commodore/Ascona/GT, Alfa Romeo GTV 2000,  Datsun Violet... entre muitos muitos outros).

      Mas as suas conquistas mais importantes foram as 3 vitórias no campeonato do mundo de ralis:

  •  Rali de Monte Carlo (1981), Renault 5 Turbo
  •  Tour De Corse (1982), Renault 5 Turbo
  •  Tour De Corse (1985), Renault 5 Maxi Turbo
 
 
Renault 8 Gordini semelhante ao de Ragnotti
 
Ragnotti Renault 5 Turbo
 
 
Ragnotti renault 11 turbo Sao Remo
 
 
Jean Ragnotti não é apenas um piloto de rali, é um piloto de carros, e dos melhores, capaz de dominar a máquina como ninguém