Stratos
Stratos... o Rei dos ralis.
Apresentado nos inicios dos anos 70, o stratos, foi o primeiro carro feito com um único propósito, competir nos ralis ao mais alto nível.
Numa época em que os carros de rali eram carros de turismo, nasceu um dos mais carismáticos carros de rali de todos os tempos, o Stratos.
Baseado num exótico protótipo da Bertone, pra não dizer mesmo bizarro (Bertone Stratos), nasceu esta obra prima, com uma linha brilhante e inconfundivel.
O stratos possuía tracção traseira e um motor central, um motor Ferrari que soltavam um rugido divino, 2.4 V6, igual ao utilizado no Ferrari Dino, com carburadores Weber de duplo corpo, que começou por produzir 240 cv. Com a introdução da injecção mecânica Kugelfischer passou a debitar 260 cv. Estas duas versões possuíam 2 válvulas por cabeça. Posteriormente o motor passou a ter uma cabeça de 4 válvulas por cilindro, passando assim a debitar 275 cv. Nos anos seguintes, as evoluções no motor do Stratos continuaram pertindo assim atingir brutalidades em termos de cavalagem, chegando mesmo a atingir 560 cv com a montagem de um turbo compressor.
Para além do espectáculo, o sucesso do Stratos no mundial de Ralis foi grande. entre 1974 e 1981 venceu 17 provas do campeonato mundial de ralis, só em 1980 é que nao ganhou nenhuma, de resto todos os anos ganhou pelo menos uma prova. Ganhou 3 títulos de marcas (1974, 1975, 1976) e podiam ter sido mais se em 1976 o grupo fiat não tivesse deixado de apostar no Stratos para passar a apostar no Fiat 131 Abarth. Mas já após deixar de ter o apoio da marca continuou a ganhar provas do mundial de ralis ao serviço de equipas privadas o que resultou nestes 7 anos de triunfos por parte deste "monstro" dos ralis.
A legião de fans do Stratos é enorme e isso é devido a diversos factores, a começar pelo o som divino, um dos melhores sons de sempre do mundial de ralis. É também devido a espectacularidade da tracção traseira associado a este poderoso motor, e claro não nos podemos esquecer do próprio design, cheio de singularidades interessantes como por exemplo o formato dos vidros do carro, tanto laterais como o próprio pára-brisas que foram pensados para aumentar o campo de visão do condutor.
O Stratos foi o primeiro grande sucesso da Lancia no Mundial de Ralis e contou com pilotos como Sandro Munari, aquele que mais provas ganhou aos comandos dos stratos (7 no total), Bjorn Waldegaard ou Markku Alén.
(Neste vídeo para se conseguir melhor qualidade de imagem tem de se passar para "720p")
Em 2010 foi lançado o protótipo do novo Stratos. A linha é em tudo idêntica ao antigo.
Para permitir a holmogação foram comercializados 492 Stratos. No stratos conforto não existe, a posição de condução é péssima, o espaço a bordo é extremamente reduzido, mas não importa este é uma obra prima com um som que impõe respeito.